top of page
Ondas Brancas

CIRURGIA BARIÁTRICA

36916.jpeg

A Cirurgia Bariátrica é um procedimento cirúrgico que ficou conhecido popularmente como “Redução de Estômago” e é o tratamento mais eficaz hoje para casos de obesidade grave porque atua não só na questão do peso, mas também por resolver doenças e problemas de saúde resultantes da obesidade.

 

Estudos atuais mostram que com a Cirurgia Bariátrica conseguimos manter uma perda de 50% a 60% do excesso de peso por um período superior a 10 anos. E como mencionado acima, com ela conseguimos tratar a pressão alta, o diabetes, a impotência sexual masculina, a infertilidade, a gordura no fígado e inúmeras outras doenças relacionadas à obesidade.

COMO FUNCIONA?

Ficou conhecida como “Redução do Estômago” porque um dos procedimentos é a mudança na forma original do órgão, reduzindo sua capacidade de receber alimentos e dificultando a absorção de um número exagerado de calorias.

 

Porém quando falamos em Cirurgia Bariátrica precisamos apontar para os 3 principais efeitos associados à essa cirurgia: RESTRIÇÃO, DISABSORÇÃO E  METABÓLICO.

 

Primeiro, com o procedimento cirúrgico possuímos uma grande RESTRIÇÃO, desta forma diminuímos a quantidade de alimentos ingeridos.

 

Segundo, a DISABSORÇÃO. Essa é causada por um desvio intestinal, resultando em uma menor absorção de nutrientes.

 

E por fim, porém muito importante, possuímos uma alteração METABÓLICA que age no nosso organismo aumentando a nossa saciedade e diminuindo a fome.

VANTAGENS DA CIRURGIA BARIÁTRICA

Uma das principais vantagens de realizar a cirurgia é a grande perda de peso, uma vez que estudos mostram que essa perda de grande quantidade de peso (em torno de 30kg a 50kg) apenas com dietas e atividades físicas são resultados que poucas pessoas conseguem concretizar devido ao seu grau de dificuldade.

 

Além disso, os resultados do procedimento se estendem à redução de fome, melhoria do controle de doenças resultantes da obesidade, aumento da mobilidade física e, principalmente, aumenta sua expectativa e qualidade de vida.

TÉCNICAS UTILIZADAS

As principais técnicas cirúrgicas atualmente utilizadas são o By-pass e o Sleeve Gástrico.

 

O By-pass Gástrico possui um componente restritivo devido a diminuição do estômago, o qual fica com um volume de 50ml. Associado a um componente disabsortivo que é causado por um desvio intestinal.

bypass.webp

Já o Sleeve Gástrico é predominantemente restritivo, onde o estômago é transformado em uma estrutura tubular. Diminuindo a sua capacidade de armazenamento.

sleeve.webp

Ambas técnicas são muito eficazes, porém possuem indicações distintas. Por isso, todo paciente deve ser muito bem avaliado por toda equipe multidisciplinar para a melhor escolha técnica.

PARA QUEM É INDICADO?

Conforme a última resolução publicada pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), os pacientes elegíveis para realização de cirurgia bariátrica compreendem o grupo com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40 kg/m² (Obesidade Grau III) ou IMC maior que 35 kg/m² (Obesidade Grau II) associado a alguma doença agravada pela obesidade (Diabetes, Hipertensão arterial, dislipidemia, Apneia do Sono, entre outras).

 

Você pode calcular seu IMC no link abaixo:

Todo paciente elegível deve ter sido submetido ao tratamento clínico prévio, por no mínimo 2 anos.

 

Importantíssimo lembrar que deve haver compreensão, por parte do paciente e dos familiares, sobre os riscos cirúrgicos e as mudanças de hábitos subsequentes ao procedimento.

 

O acompanhamento multidisciplinar é um grande aliado aos bons resultados e deve ser realizado ao longo da vida. Esse acompanhamento já inicia-se no pré-operatório com avaliação do Endocrinologista, Clínico Geral, Cardiologista, Psicólogo/Psiquiatra, Nutricionista e Cirurgião Digestivo.

Dúvidas Frequentes

POSSUI DÚVIDAS MAIS ESPECÍFICAS
OU DESEJA MARCAR UMA CONSULTA?

Quem é o
Dr. João Bassotto?

Dedico a minha vida à medicina há 12 anos. Durante essa caminhada conheci e me fascinei pela cirurgia. Iniciei minha formação em cirurgia geral pela UFCSPA/Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Após os dois anos de formação em cirurgia geral, aprofundei meus conhecimentos em cirurgia do aparelho digestivo na mesma instituição, onde hoje faço parte do corpo clínico do hospital.

 

Pensando no melhor para o paciente, fiz formação em cirurgia robótica no Instituto Hilda Gerdau/Santa Casa, me tornando parte de uma minoria de cirurgiões com essa certificação.

 

Mantenho essa dedicação para entregar o que há de melhor nos atendimentos em patologias cirúrgicas do aparelho digestivo.

  • Instagram
  • Facebook
2e7e2ef2-fef6-40b1-ad91-9490598469e4.jpg
  • Whatsapp
bottom of page