
TRATAMENTO CONTRA OBESIDADE

A obesidade para muitos é um problema meramente estético, quando na verdade é uma doença seríssima que a partir dela se desenvolvem problemas de saúde que podem custar a sua vida.
Os últimos dados brasileiros mostram que a proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade dobrou entre 2003 e 2019, passou de 12,2% para 26,8%. Espantosamente a obesidade feminina subiu de 14,5% para 30,2%, enquanto a masculina passou de 9,6% para 22,8%.
Os problemas causados pela obesidade atingem diversas áreas da nossa vida, como por exemplo nosso psicológico, na saúde do nosso corpo, nas nossas atividades do cotidiano e até mesmo na nossa vida profissional.
Podemos afirmar com muita convicção que a obesidade diminui o tempo de vida de uma pessoa. Atualmente o risco de morte de alguém com obesidade é 45% maior. Quando falamos da obesidade em níveis graves, o risco pode chegar a ser 3 vezes maior.
Apesar de ainda ser negligenciada pela população geral e profissionais da saúde, a obesidade POSSUI SIM TRATAMENTO e quando acompanhada por profissionais que dedicam-se à área, conseguimos alcançar excelentes resultados.
POR ONDE COMEÇAR?
O primeiro passo é saber o seu estágio de obesidade para entender melhor qual o tratamento mais adequado para você. Isso é calculado através do IMC (Índice de Massa Corpórea) e as classificações são de acordo com a tabela a seguir:

Você pode calcular seu IMC através do botão abaixo:
ESTOU ACIMA DO PESO, E AGORA?
Se o seu IMC for menor de 35,0 você poderá buscar por profissionais especializados em mudança de hábitos alimentares e físicos: os Nutricionistas, Endocrinologistas e Educadores Físicos.
Caso seu IMC for igual ou superior a 35,0 é muito possível que existam outros problemas de saúde relacionados à obesidade, portanto você deve procurar por uma equipe multidisciplinar especializada em tratamentos para esses casos. São eles: Endocrinologista, Clínico Geral, Cardiologista, Psicólogo/Psiquiatra, Nutricionista e Cirurgião Digestivo.
Em casos de IMC superior a 35,0 acrescido de alguma doença agravada pela obesidade (Diabetes, Hipertensão Arterial, Dislipidemia, Apneia do Sono, entre outras) ou IMC superior ou igual a 40,0, o tratamento mais indicado é a realização da Cirurgia Bariátrica, popularmente conhecida como “Redução de Estômago”.
Apesar do nome popular, a Cirurgia Bariátrica não se resume apenas ao estômago, mas também envolve outras partes do aparelho digestivo.
Para saber mais detalhes sobre a Cirurgia Bariátrica, toque no botão abaixo para entender melhor como funciona.
Quem é o
Dr. João Bassotto?
Dedico a minha vida à medicina há 12 anos. Durante essa caminhada conheci e me fascinei pela cirurgia. Iniciei minha formação em cirurgia geral pela UFCSPA/Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Após os dois anos de formação em cirurgia geral, aprofundei meus conhecimentos em cirurgia do aparelho digestivo na mesma instituição, onde hoje faço parte do corpo clínico do hospital.
Pensando no melhor para o paciente, fiz formação em cirurgia robótica no Instituto Hilda Gerdau/Santa Casa, me tornando parte de uma minoria de cirurgiões com essa certificação.
Mantenho essa dedicação para entregar o que há de melhor nos atendimentos em patologias cirúrgicas do aparelho digestivo.
