
HÉRNIAS DA PAREDE ABDOMINAL

Hérnia nada mais é do que algum elemento interno do seu corpo que se projeta para fora devido a um enfraquecimento na musculatura, nesse caso, na região do abdômen e que forma um abaulamento, uma saliência (protusão) na pele.
Essa saliência pode ser formada por uma pequena porção do intestino, de gordura ou de até outros órgãos da região abdominal e podem se manifestar em vários lugares e causar diferentes sintomas, os mais comuns sendo dor local e desconforto abdominal.
QUAIS OS TIPOS DE HÉRNIAS ABDOMINAIS?
São 3 as principais: HÉRNIAS INGUINAIS, HÉRNIAS INCISIONAIS e HÉRNIAS UMBILICAIS.
As INGUINAIS são as mais frequentes em meu consultório, mais comumente encontradas em homens e se localizam na região da virilha.
As INCISIONAIS são localizadas em cicatrizes e sempre são relacionadas a alguma cirurgia prévia. Para o tratamento é levado em conta diversos fatores, desde tamanho, até dor local.
As UMBILICAIS, como o próprio nome sugere, ficam na região do umbigo. É outra patologia que atendo com frequência e seu tratamento é muito eficaz.
QUAL O MAIOR RISCO QUE APRESENTAM?
As Hérnias da Parede Abdominal se tornam um grande perigo quando ocorre o ENCARCERAMENTO. Essa situação ocorre quando os elementos intra-abdominais ficam presos e não conseguem retornar para dentro do abdômen e isso pode levar à uma lesão do órgão e agravar o quadro.

COMO TRATAR?
A cirurgia é o tratamento de escolha para todas as hérnias e o melhor momento para realizar o procedimento é o mais breve possível, assim que for feito o diagnóstico. Isso porque quanto antes for tratado, menor o risco de um ENCARCERAMENTO.
Existem 3 técnicas cirúrgicas utilizadas hoje em dia, cada uma possui uma indicação específica e são elas: LAPAROSCOPIA, ABERTA e ROBÓTICA.
A LAPAROSCOPIA é muito utilizada para Hérnias Inguinais e algumas Incisionais e é realizada através de pequenas incisões para entrada dos instrumentos cirúrgicos de vídeo. Possui menos dor pós-operatória e recuperação rápida.
A CIRURGIA ABERTA é um procedimento cirúrgico realizado através de incisões convencionais. É mais utilizada em Hérnias Umbilicais, Hérnias Inguinais que reapareceram (recidivadas) ou quando o paciente já tenha realizado cirurgias por vídeo na região da pelve.
A CIRURGIA ROBÓTICA vem sendo muito utilizada em hérnias mais complexas na parede abdominal que seriam um procedimento cirúrgico muito difícil para ser realizado por vídeo. Em contrapartida o paciente se beneficia por ser uma cirurgia minimamente invasiva.
Dúvidas Frequentes
POSSUI DÚVIDAS MAIS ESPECÍFICAS
OU DESEJA MARCAR UMA CONSULTA?
Quem é o
Dr. João Bassotto?
Dedico a minha vida à medicina há 12 anos. Durante essa caminhada conheci e me fascinei pela cirurgia. Iniciei minha formação em cirurgia geral pela UFCSPA/Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Após os dois anos de formação em cirurgia geral, aprofundei meus conhecimentos em cirurgia do aparelho digestivo na mesma instituição, onde hoje faço parte do corpo clínico do hospital.
Pensando no melhor para o paciente, fiz formação em cirurgia robótica no Instituto Hilda Gerdau/Santa Casa, me tornando parte de uma minoria de cirurgiões com essa certificação.
Mantenho essa dedicação para entregar o que há de melhor nos atendimentos em patologias cirúrgicas do aparelho digestivo.




