
DOENÇAS ONCOLÓGICAS DO APARELHO DIGESTIVO

Mais conhecidas como CÂNCER, as Doenças Oncológicas do Aparelho Digestivo são muito comuns no consultório do cirurgião. Poucos sabem, mas a maior parte delas são tratadas em algum momento através de cirurgia.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS MAIS COMUNS?
O sintoma que mais devemos prestar atenção quando falamos em doenças oncológicas do aparelho digestivo é a PERDA DE PESO, em situações onde não está sendo feita nenhuma dieta ou atividade física.
Outros sintomas comuns são as dores abdominais e alterações nas fezes. Mas qualquer alteração que nos chame atenção deve ser levada a sério. Os sintomas são inúmeros e podem variar para cada paciente.
Hoje os tumores acometem mais comumente o colón e intestino delgado, estômago, fígado, pâncreas e esôfago.
COMO É O TRATAMENTO?
A cirurgia é o principal procedimento no tratamento dessas doenças, podendo ser empregada sozinha ou associada a algum tratamento quimioterápico, dependendo do tipo de tumor e grau de extensão da doença.
Cada caso terá uma indicação de técnica diferente, porém com o avanço da tecnologia conseguimos operar todos casos de forma minimamente invasiva, com rápida recuperação e excelentes resultados oncológicos.
Também em TODOS OS CASOS o tratamento é realizado com uma equipe multidisciplinar, que abrange Oncologistas, Radiologistas, Nutricionistas, além do Cirurgião do Aparelho Digestivo para discussão de casos e acompanhamento de pré e pós-operatório.
Dúvidas Frequentes
POSSUI DÚVIDAS MAIS ESPECÍFICAS
OU DESEJA MARCAR UMA CONSULTA?
Quem é o
Dr. João Bassotto?
Dedico a minha vida à medicina há 12 anos. Durante essa caminhada conheci e me fascinei pela cirurgia. Iniciei minha formação em cirurgia geral pela UFCSPA/Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Após os dois anos de formação em cirurgia geral, aprofundei meus conhecimentos em cirurgia do aparelho digestivo na mesma instituição, onde hoje faço parte do corpo clínico do hospital.
Pensando no melhor para o paciente, fiz formação em cirurgia robótica no Instituto Hilda Gerdau/Santa Casa, me tornando parte de uma minoria de cirurgiões com essa certificação.
Mantenho essa dedicação para entregar o que há de melhor nos atendimentos em patologias cirúrgicas do aparelho digestivo.




